AL emitiu mais de 59 mil novas Carteiras de Identidade Nacional

Dados levam em consideração os últimos quatro meses; a emissão do documento pode ser feita após agendamento

Foto: Divulgação/ Receita Federal)


Após quatro meses do lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Alagoas, no dia 13 de março, o serviço de emissão do novo documento bateu recorde na quantidade de documentos solicitados no último mês.

 

Após vários ajustes no sistema, mudanças de protocolos, qualificação dos atendentes e ampliação da rede de postos, 59.003 documentos forma emitidos.

 

 

Apenas nos dois primeiros meses de funcionamento, 8.155 CINs foram solicitadas em março e 9.105 em abril, totalizando 17.260 impressões, número mensal bem abaixo do esperado. Mas, em maio, quando o Instituto de Identificação, após identificar falhas no fluxo das atividades que provocavam o atraso nas impressões e adotar medidas administrativas para corrigi-las, o número de emissões duplicou.

 

Segundo dados da gráfica responsável pela impressão, em maio houve um aumento de 100,19%, atingindo a marca de 18.228 novas carteiras. Em junho, um novo recorde, com a confecção de 23.515 novas CINs, que possui o CPF como único número de identificação do cidadão, e que além do modelo em papel fica disponível no formato digital no aplicativo GOV.BR.

 

O perito-geral da Polícia Científica, Manoel Melo, explicou que Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e um dos quatro em todo o país a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de ser uma das únicas unidades federativas onde toda rede de postos de identificação, instalados tanto na capital como no interior, estão aptos a receber solicitações para a primeira via do documento.

 

 

Para Erik Silveira, que tomou posse esta semana como novo superintendente do Instituto de Identificação, o órgão continuará trabalhando para garantir o direito ao cidadão para obter o principal documento de identidade do brasileiro. Além de mais moderna e segura, a CIN será obrigatória em todo o território nacional até dezembro deste ano. “Pretendemos bater a meta de 25 mil carteiras por mês", concluiu.

 

COMO SOLICITAR O DOCUMENTO?

 

O cidadão que deseja obter a CIN deve fazer um agendamento e comparecer, na data marcada, no posto, com certidão civil (nascimento ou casamento) e CPF ou declaração de regularidade emitida pela Receita Federal. A inclusão de outros documentos como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho são opcionais.

 

O agendamento na capital e nas Centrais Já de atendimento é on-line no site www.agendamento.seplag.al.gov.br. As vagas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, sempre às 16 horas. Nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, e nos demais postos da rede, localizados no interior do estado, o agendamento é realizado de forma presencial.