Enchentes: Caixa libera saque do FGTS para trabalhadores em Alagoas

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado a retirada pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas


Devido às enchentes que atingiram diversas cidades no fim de semana, a Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (11), que os trabalhadores dos estado de Alagoas e Pernambuco poderão sacar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, que é uma modalidade para retirar o valor por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

 

 

Para habilitação do saque FGTS, conforme previsto no Decreto 5.113/2004, o Município afetado pelas chuvas deve apresentar à instituição financeira a declaração das áreas danificadas e estar devidamente reconhecido com estado de calamidade pública ou situação de emergência por Portaria do Governo Federal.

 

"O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação, para liberação dos valores aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas. Após a habilitação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, fácil e rápida, pelo aplicativo do FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação de saque é possível indicar uma conta bancária de qualquer instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo", explicou a Caixa.

 

Além disso, o trabalhador precisa possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado a retirada pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta.

 

 

Como solicitar o saque?

 

O trabalhador que deseja fazer o saque pode usar o aplicativo do FGTS, que está disponível para download gratuito nas plataformas digitais, além de ser compatível com Android e IOS.

 

Após o download, o cidadão deve inserir as informações de cadastro, acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública”. Em seguida, basta escolher a cidade.

 

Também é necessário enviar pelo aplicativo os seguintes documentos: foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, que foi emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

 

Por fim, o trabalhador deve selecionar a opção para creditar o valor em conta bancária de qualquer banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.

 

 

Dúvidas?

 

Em caso de dúvidas, o trabalhador pode acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a instituição financeira por meio do Fale Conosco, no número: 0800 726 0207.