Destroços do avião que caiu com Marília Mendonça serão encaminhados para o Rio de Janeiro; motores irão para Sorocaba

Segunda etapa da perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será realizada após transporte das peças. A previsão de saída de Caratinga é às 9h

Por G1 | www.portalalagoasNT.com.br 09/11/2021 - 09:02 hs
Foto: Reprodução


Serão encaminhados para o Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (9), os destroços do avião bimotor que caiu na zona rural de Caratinga e provocou a morte da cantora Marília Mendonça e de mais quatro pessoas. Os dois motores da aeronave serão levados para Sorocaba, no interior paulista.

 

 

A previsão é de que as peças deixem o Leste de Minas às 9h.

 

Os trabalhos de recolhimento de todas as partes do avião foram finalizados nesta segunda-feira (8). Os dois motores, que estavam em locais de difícil acesso, foram resgatados por uma empresa particular, contratada pela PEC Táxi Aéreo, dona da aeronave que caiu.

 

Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Caratinga, Ivan Lopes Sales, em um dos motores foi encontrado um cabo enrolado em uma das hélices do avião. Mas, segundo ele, não dá para afirmar que o cabo é o que se rompeu na torre de transmissão de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

 

“É fato de que tem um cabo enrolado na hélice. Agora a gente só vai poder afirmar que esse cabo é o cabo que se rompeu quando a perícia tiver o laudo pericial”, explicou.

 

Os trabalhos de retirada do avião do local da queda começaram ainda no sábado, após terminarem as ações iniciais perícia da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Foi autorizada a remoção, pois todas as evidências iniciais que poderiam ser usadas na investigação já haviam sido retiradas da aeronave.

 

A Polícia Civil informou que ainda não há um prazo para encerrar as apurações de eventual responsabilidade criminal.

 

"A investigação procede com os laudos periciais, com oitivas de eventuais testemunhas, com arrecadação de documentos. É importante ressaltar que a Polícia Civil quer dar uma resposta célere, mas uma resposta célere não significa uma resposta rápida. Uma reposta célere é a resposta mais técnica no menor tempo possível", afirmou.

 

 

Etapas da remoção da aeronave

 

No primeiro momento da operação de retirada, realizada nesse domingo (7), um guindaste ajudou a içar o avião de um ponto ao lado da cachoeira, onde tinha caído, para uma área mais alta do terreno. Na segunda etapa, as asas foram cortadas e algumas partes começaram a ser retiradas.

 

Na noite de sábado (6), a aeronave já havia sido tirada da correnteza da cachoeira.

 

Após a retirada, a fuselagem do avião foi levada para um pátio, em Caratinga, de onde será encaminhada para o Rio de Janeiro, onde a perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos deve continuar.

 

Os dois motores do avião foram retirados na tarde desta segunda-feira por equipes Cenipa e de uma empresa de guincho particular resgataram. Segundo o dono da empresa, Amadeu Alexandre, os dois motores caíram em locais complexos para a remoção.

 

 

Onde estavam os motores?

 

A empresa de guincho resgatou o motor que estava em uma área de mata fechada por volta das 14h. Ele teria se soltado da aeronave logo após a colisão com os fios da torre de transmissão de energia da Cemig. As equipes trabalham em terra na retirada da peça desde o início da manhã desta segunda-feira (8), informou Amadeu.

 

Inicialmente, a equipe da 5ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAVE), da Polícia Militar, daria apoio de helicóptero para içar o motor e deixá-lo em local mais fácil para a remoção, mas foi constatado que a mata densa não permitiria o trabalho por via aérea.

 

O segundo motor estava submerso. "Quando o avião caiu na cachoeira, um dos motores rolou pela cachoeira abaixo. Mas choveu no local e o nível da cachoeira encheu, dificultando os trabalhos", explicou o dono da empresa de guincho.

 

Os destroços serão levados para a sede do SERIPA III no decorrer desta semana, informou a Força Aérea Brasileira (FAB).

 

 

Confira as etapas de remoção do avião:

 

Sábado (6): aeronave foi retirada da correnteza;

Domingo (7): avião foi puxado para a parte mais alta do terreno por um guindaste. Para facilitar o transporte, as asas foram cortadas;

Segunda(8): profissionais do Auto Socorro particular, contratados pela empresa dona do avião, resgataram os dois motores.

Nesta terça-feira (9), os destroços do avião serão levados de caminhão ao Rio de Janeiro e os motores para Sorocaba (SP).

O Cenipa informou que uma segunda etapa da perícia será realizada após as peças do avião serem recolhidas e encaminhadas para o Rio de Janeiro.